História do Yoga.

01/03/2012 15:08

A história do Yoga é narrada através dos tempos, desde os povos Arianos , cuja linguagem era o sânscrito. Devido as transformações geológicas do planeta, estes povos imigraram para a região que atualmente, considera-se a Índia. No sânscrito, as palavras expressam cristalinidade e autenticidade. Sua entonação transforma-a em uma linguagem mântrica, isto é, em um som natural. Dessa forma, justifica-se os sentidos atribuídos à palavra "Yoga", que significa, união. 

De acordo com nossas pesquisas desenvolvidas a mais de 25 anos, o Yoga surgiu em torno de 5.000 anos A.C. e as suas tradições orais foram passadas para as novas gerações, ou seja, os ensinamentos fundamentais. Esses ensinamentos não se perderam ao longo dos anos e foram passados de geração a geração, transmitidos de mestre para discípulos e de pai para filho. Por volta do ano 300 A.C., o Yoga foi codificado por um grande pesquisador e mestre da época, conhecido por Pantajali, que desenvolveu um sistema didático para o estudo e a prática desta Ciência Natural, o "Yoga Sutras".

Assim, compreendemos que a procedência do Yoga ocorreu praticamente junto com a origem da Humanidade. O que antecedeu todos os grandes acontecimentos da História, conseqüentemente, influenciou todos os conceitos filosóficos e científicos desenvolvidos ao longo dos anos.

Atualmente, o Yoga se consolida como uma Ciência Natural, a qual desperta o ser humano para a sua natureza essencial, a vida do Espírito. E isso se dá por meio das práticas de exercícios físicos, respiratórios e sons (os mantras). Em decorrência dessas práticas, as capacidades e potenciais que antes estavam adormecidos pelos nossos condicionamentos mentais, são ampliados através do auto-conhecimento.