Os principais chakras!

22/01/2013 15:02

Yoga num sentido mais profundo é despertar Kundalini. Kundalini é energia em potencial adormecida em nós, e que, quando despertada revela a possibilidade de um encontro com a consciência. Esta energia em potencial está latente nos chakras (centros de energia), que estão no nosso corpo sutil (corpo de energia) localizados ao longo da coluna vertebral. Chakras significa rodas ou energia que se move em círculos. O que ativa e faz os chakras se moverem é a energia Kundalini.
 
A energia Kundalini é despertada através da prática de asanas (posturas), pranayama (respiração), dharana (concentração), mantras e essencialmente de dhyana (meditação).
 
O objetivo do Yoga é acordar a Kundalini que está adormecida no primeiro chakra, Muladhara, e fazer com que ela percorra todos os chakras até o sétimo, Sahasrara, no topo da cabeça, atingindo assim a consciência. Para que isso ocorra é preciso harmonizar, equilibrar os chakras.
 
Existem sete principais chakras. Cada chakra tem suas características, é associado a um dos sistemas do corpo, a um dos elementos da natureza, a um dos cinco sentidos, a um bija mantra (mantra semente) e a uma cor. São eles:
 
Muladhara - é o chakra da base ou raiz. Localizado na base da coluna, períneo, glándulas supra-renais, sistema excretório. Associado ao elemento terra e ao sentido do olfato. Relacionado `as nossas necessidades mais básicas como a saúde e o instinto de sobrevivência. Envolve estabilidade e segurança. Sua cor é o vermelho. O bija mantra é o Lan.
 
Svadhistana - é o chakra da sexualidade. Localizado na região genital, gônadas sexuais, sistema reprodutivo. Associado ao elemento água e ao sentido do paladar. Relacionado `a criatividade, desejo e a sexualidade. Sua cor é a laranja. O bija mantra é o Van.
 
Manipura - é o chakra do poder pessoal. Localizado na região do plexo solar (região do umbigo), pâncreas, fígado, sistema digestivo. Associado ao elemento fogo e ao sentido da visão. Relacionado `a nossa objetividade, escolhas, ação, vitalidade e poder. Sua cor é o amarelo. O bija mantra é o Ram.
 
Anahata - é o chakra do coração. Localizado no centro do peito, no plexo cardíaco, timo, sistema circulatório. Associado ao elemento ar e ao sentido do tato. Este chakra envolve equilíbrio e harmonia. Relacionado ao amor incondicional, compaixão e aceitação. Sua cor é o verde ou rosa. O bija mantra é o Yam.
 
Vishuda - é o chakra da comunicação. Localizado na garganta, pescoço, glándulas tiróide e paratiróide, sistema respiratório. Associado ao elemento espaço e ao sentido da audição. Relacionado `a purificação, tendo a comunicação como foco, utilizando mantra e a vibração do som como ferramenta. Associado ao ouvir e ser ouvido, a verdade, a expressão criativa. Sua cor é a azul celeste. O bija mantra é o Ham.
 
Ajna - é o chakra da intuição. Localizado no terceiro olho, entre as sobrancelhas, glândula pituitária, sistema nervoso autônomo. Relacionado `a percepção, visão, clareza e ao sexto sentido. Sua cor é o azul índigo. O bija mantra é o Om.
 
Sahasrara - é o chakra da coroa, da consciência. Localizado no topo da cabeça, córtex cerebral, glândula pineal, sistema nervoso central. É associado `a luz. Relacionado ao conhecimento, entendimento, integração, espiritualidade, Samadhy. Sua cor é o lilás ou branco. O bija matra é o Om ou Sham.
 
Medite, levando sua consciência até o chakra e repetindo mentalmente o bija mantra do mesmo, completando o ciclo de todos os 7 principais chakras.
Lan, Van, Ram, Yam, Ham, Om, Sham.